quinta-feira, 17 de junho de 2010

Memórias - Boa Viagem e Mário Quintana

Foto: Clélio Tomaz



Bem, os poeminhas que se seguem são fruto de uma noite virada em Boa Viagem (Recife), enquanto eu escrevia o projeto e o Estatuto do Diretório de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
Depois de queimar a "mufa" durante toda a madrugada, resolvi pegar um livro do Quintana e assistir ao sol nascer na praia. Então, assim comecei aquele dia 24 de Março de 1999:

"Agora...
agora vou à praia ler poesias...
Depois...
bem...
depois volto e me preocupo com heresias"

BV -Madrugadinha...

Daí, depois de ler alguns deliciosos versos do mestre Mário, sentado numa jangada à beira do Mar e assitindo ao sol nascente, escrevi:

"Pegadas na areia
Pegadas de sereia
Pegadas de sereia?
Pegadas na areia!"

Pois, continuei a ler mais poeminhas e depois fui ao supermercado Bompreço na avenida Conselheiro Aguiar e quando entrava vi uma das muitas prostitutas que faziam ponto na esquina da minha Rua em Boa Viagem (para quem não sabe, Boa Viagem é canteiro das misérias humanas quanto a prostituição infantil e humana de toda sorte. Lugar lindo, têm em cada de suas esquinas entre 5 a 10 pessoas vendendo seus corpos de forma mais que degradante. Na minha esquina mesmo eram as mesma meninas que se prostituiam...muitas sem peito, sem mesmo serem mulheres...), pois essa, cujo "nome" era Angélica - nada mais sugestivo - estava saíndo do supermercado com duas sacolas: uma com três latas de leite em pó; e, noutra, pacotes de fraldas infantis...então escrevi:

"Depois de uma noite de trabalho
Vai ela triunfante pela manhã...
...dormir o dia!"

Pois, ontem peguei meu livrinho do Mário Quintana...
Ontem vi quanto Quintana tenho nos espaços-tempos da vida...
Espaço-tempo de Recife, louca e amada cidade...
No tempo-espaço da vida que tenho um tanto de Quintana e algumas historinhas para contar...

Vou aproveitar e visitar Neruda...rs...sabe lá o que esse me reserva...rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário