sábado, 29 de maio de 2010

Relato - Pra quê TV?

Um moleque quando vê uma televisão, pela primeira vez, deve sentir um êxtase tamanho e um frenesi completo tomar o corpo em sorrisos, frisson. Imagino a febre que antecede a gargalhada de uma criança quando se emociona ou vibra com todo aquele mundo de cores e sons com historinhas e personagens amigos. Imagino pois escolhi dispensar esse aparelho doméstico uma vez que eu, em frente a uma TV, babo!

Hoje me coloquei por duas horas em frente a esse espetaculoso eletrodoméstico e vos digo: eu tremi! Como é forte o impacto, a velocidade, o envolvimento que a televisão promove no meu cérebro e em minutos experimentei felicidade em doses estonteantes. A rapidez com que se sucedem as piadas num seriado besta, a técnica de produção de desenhos animados (animação em “stop motion”, Flash e até os clássicos em película), a articulação dos roteiros e enredos me deixaram completamente extasiado! E a cada minuto gargalhava como em cada final de cada um daqueles programas sentia grande perda pelo prazer que proporcionavam, pois, na televisão, não dá para voltar e assistir de novo. - Ah! Acabou...

É um tanto como ocorre em um jogo de futebol no Estádio, pois, se você levantar para comprar um lanche ou ir ao banheiro, se você abaixar para pegar qualquer coisa que tenha caído no chão, pimba! Bola na rede e você não viu o gol! Melhor imagem do tamanho da urgência e demanda de sua atenção, se imagine agora no estádio, assistindo ao jogo do seu time e quando você se abaixa, escuta o início do fervor da torcida mas, você em ação de busca das chaves caídas, mantêm o foco no movimento de captura e, levantando a cabeça, leva tempo para perceber o movimento de todos em sua volta pulando e gritando alucinadamente.Olhando em volta você pede que a bola saia das redes e volte para os pés do atacante no ato do arremate.

Por isso a TV me prende: ela deixa claro que se bobear não terei direito a reprise, por isso, atento fico! Confesso, admito, confirmo o ato compulsivo de “zapear” pois quero babar mais um pouco e, na busca de algo descente e divertido, justifico a total inércia em frente àquela tela pela procura vigilante de qualquer coisa.

Por isso mesmo fico sem televisão: para que eu não me roube o tempo e a energia, sugado pela cinética dos modernos cinemascópios ou qualquer “prazer” fácil, rápido, mastigado, que sempre me faz crer que interessa.

Mas ah! Como ficam enloquecidos os moleques que assistem uma televisão pela primeira vez!!!!

Um comentário:

  1. Eu concordo com vc... A tv realmente é uma avalanche de futilidades emburrecedoras que nos desplugam da vida assim que nos conectamos à ela, entretanto, existem pessoas,e me incluo nesse hall, que precisam se desconectar do real um vez por dia, senão surtam...rsrsrsrs...Somos tão víscerais, tão questionadores de tudo e tão eternamente insatisfeitos, que se não houvesse ao menos um simples mecanismo,(excluíndo os psicotrópicos) que nos fizessem dormir a noite ou passar algumas horas sossegando nossa neurose...rsrsrsrsr....Eu realmente não sei o que faria...rsrsrsrsrsr...Meus livros fazem parte do que eu sou, mas minha tv me mantém relativamente sã....rsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir